Release, biografia e um pouco da história do artista Kikee.
Apresentação
Kikee é cantor, compositor, produtor e professor residente no Rio Grande do Sul – Brasil, com mais de 25 anos de experiências na música. Kikee começou a lançar suas autorais músicas em 2018, tendo conquistado mais de 750 mil streams em todas as plataformas, refletindo uma base de fãs crescente e engajada.
Do disco dos anos 80 ao pop, do eletrônico ao pop latino, o que importa é expressar emoções com liberdade criativa. As suas canções narram histórias de evolução, crescimento, aprendizado e buscam transmitir lições e mensagens atemporais.
Além de compor, cantar e produzir, Kikee ensina automação e eletrônica, tendo desenvolvido projetos na interseção, como a criação de protótipos de sintetizadores eletrônicos.
Trajetória musical
Nascido em Lajeado/RS/Brasil, cresceu ouvindo rádios, fitas K7 de rock latino e de música gaúcha. Começou a aprender música aos 11 anos com sua dinda, que era professora de piano. Aos 13 já tocava teclado na Orquestra de Lajeado (OCLAJE). Também tocou guitarra em bandas de rock, reggae e MPB locais (LaRoots, X-Positivo, Trio Destila, S&A) até os 29 anos.
Depois de um período de desconexão, decidiu se concentrar em suas próprias composições. Aos 32 anos, produziu com Gustavo Bassani o EP Reencontrar (2018), com músicas criadas desde seus 18 anos, com referências ao pop-rock gaúcho. Em seguida, desenvolveu seu doutorado em engenharia, morando por um ano em York, no Reino Unido. Lá, ele aproveitou o seu tempo livre compondo músicas sobre evolução. Utilizando as notas de seu diário, compôs as músicas do álbum Transição (2020). As demos foram apresentadas para o produtor Pedro Acker, que fez a coprodução e a gravação dos vocais nos estúdios da Universidade de York. Vai Ser Difícil é uma colaboração com seu amigo e mentor Gustavo Bassani, e Jamais Esquecer é uma releitura da música da Laroots.
Entre 2020 e 2023 seus trabalhos evoluíram dentro de gêneros latinos dançantes e eletrônicos, e começaram a surgir algumas colaborações. Em 2020, durante a pandemia, Kikee produziu o EP Gratidão (2021) de Lecco, cantando junto em Pela Janela. Em 2021 participou da produção do single Eu Apenas Soul, em colaboração com a Tokyo Beat (Mônica Agena e Fabi Lugli). Nesta mesma época, vieram suas composições com referências latinas e eletrônicas, como Ei Saudade, Não Liga Não (feat Mari Junges) e Casa (feat Felipe Beleza).
Em 2022 vieram Sereia e Dancei, que trazem referências da música tropical, urbana e do reggaeton. Em 2022 recebeu o prêmio “Melhor Performance de Palco e Interpretação” no Pratas da Casa, tradicional evento de música do interior do RS, pela apresentação ao vivo em formato Liveset realizada no evento.
Desde então, tem aprimorado suas composições e feito collabs com produtores da cena eletrônica local. Em 2023, saíram Entra Nessa Dança (produzida por Easy Tag), Do You Wanna Go With Me?, bem como o remix de Do You Wanna Go With Me?, feito por MeMachine e lançado pelo selo TheWav Records. Em 2024 foi lançada A Little Crazy, colaboração com Knorst, pelo selo TRM Records, que já vem agitando as pistas da cena eletrônica do sul do Brasil.
O amadurecimento do artista, de sua identidade e técnica vocal e de produção refletem nas produções lançadas a partir de 2024. Such a Great Night é fruto da paixão e do aprofundamento no processo criativo, bem como a versão acústica.
[ENGLISH VERSION] www.kikee.com.br/release-en
Download do Electronic Press Kit – EPK
Discografia e singles
- Such a Great Night (Acoustic) (single – 2024) – Esta interpretação mais intimista destaca a essência da letra, que celebra a conexão humana e os momentos de alegria ao lado de quem amamos. Com arranjos inovadores, violões e uma sonoridade mais aconchegante, esta versão traz sensação de proximidade e permita uma conexão ainda mais profunda com a mensagem da música.
- Such a Great Night (single – 2024) – é uma celebração da conexão humana, envolta em uma atmosfera sonora e dançante que remete aos vibrantes anos 80. A letra reflete sobre a alegria de estar junto de quem amamos, a magia de deixar as preocupações para trás e a simplicidade de compartilhar o momento presente.
- Boom Boom (single – 2024) – é uma mistura de vários gêneros latinos e urbanos, com uma mensagem sobre a nossa relação com as tecnologias e redes sociais.
- A Little Crazy (single – 2024) – Indie dance energético produzido em colaboração com o DJ e Produtor Knorst.
- Do You Wanna Go With Me – MeMachine Remix (single – 2023) a primeira canção com remix, produzida por MeMachine.
- Do You Wanna Go With Me (single – 2023) minha primeia canção tocando em inglês, na vibe disco/pop contemporâneo.
- Entra Nessa Dança (single – 2023) música produzida em colaboração com Easy Tag, numa vibe cheia de energia e dançante.
- NaBaia Sessions (EP Ao Vivo) versão Liveset das músicas Dancei e Sereia, gravadas ao vivo em estúdio em Agosto de 2022 em Lajeado/RS.
- Dancei (single – 2022) conta a história da saudade de uma paixão conhecida na pista de dança, com o bailado do Reggaeton. A canção é um pop latino, com a vibe tropical dos anos 90, sonhadora e feita pra dançar. Segue a mesma estética da canção Sereia.
- Sereia (single – 2022) conta a história de um marujo que está há muito navegando, sente a solidão e o marasmo dos dias durante sua jornada pelo mar. Ele ouve uma voz doce e distante, que canta e o encanta. Será delírio, ou a chance de viver algo novo? A canção é um pop/reggaeton, com sonoridade, timbres e elementos que carregam uma vibe tropical, com energia e embalo que lembram os movimentos do mar.
- Casa (single – 2022) Misturando português, espanhol e gêneros urbanos latinos, Kikee e Felipe Beleza cantam sobre o desapego do passado e sobre presente e futuro. A música progride de ritmos eletrônicos e orgânicos latinos e finaliza dançante, remetendo ao dance dos anos 80.
- Não Liga Não (single 2021) Reggaeton animado e dançante, inspirado na coragem de seguir sonhos. Um duo de Kikee e Mari Junges. A sonoridade mistura todo o continente americano, em clima tropical, com energia do pop contemporâneo.
- Ei Saudade (single 2021): Trazendo referências de todo o continente, desde a música tradicionalista gaúcha, latina urbana, chill eletrônica até a guitarra texana, ela retrata a aflição e a saudade da rua, da liberdade de fluir na vida e nas relações.
- Transição (álbum 2020) está disponível no YouTube e no Spotify. Produzido entre 2018 e 2020, o álbum tem 11 músicas produzidas e gravadas no Estúdio da Universidade de York, UK durante o período em que viveu na cidade de York.
- Reencontrar (EP 2018) o início das produções e criações. Contém 5 músicas que escrevi antes dos 32 anos, enquanto tocava em diversos projetos. Tem referências do rock gaúcho e latino, e foi gravado e produzido por mim e pelo Gustavo Bassani.
Redes Sociais e Plataformas de Streaming
Premiações e Destaques
Melhor Performance de Palco e Interpretação – Pratas da Casa – SESC Lajeado/RS – 7/12/2022
Imprensa e Notícias
Músicas de verão para embalar a estação mais animada do ano – PalcoMP3 – 2023
Hits Perdidos – Picanha Cultural – Scream & Yell – Roger Lerina Jornal A Hora – Rock Gaúcho – Jukebox 800
Vídeos Ao Vivo
LiveSet Agosto 2022 (30 min) – YouTube
Sereia – Ao Vivo NaBaia Sessions – Agosto 2022 – YouTube
Destaques Ao Vivo no Off Lounge Lajeado – Janeiro 2022 – Reels Instagram
Ei Saudade – Ao Vivo Teatro do SESC – Dezembro 2022 – Reels Instagram
Ao Vivo no Volupia Bar Lajeado – Dezembro – 2021 – Reels Instagram
Fotos
Abrir em uma nova aba para Download em alta resolução. Fotos: Tuane Eggers, Carioca Fotografia, Moisés Ruschel, Jéssica Brandão